23.6.13

REPORTAJE EXCLUSIVO A VITOR SILVA

"La voz de oro del Algarve" Vitor Silva , conocido por toda la Comunidad Portuguesa en la Argentina por sus actuaciones en todo el país a partir desde año 1993 cuando vino por primera vez, lanzó su último CD dedicado a grandes personalidades mundiales. Sus temas, por el escrito son dedicados entre otros a Martin Luter King, Mandela, al Papa Francisco y ..a las Madres de Plaza de Mayo, por lo que nos toca bien de cerca a todos los argentinos.
Su última actuación en la Argentina fue en el año 2011 en el marco de la fiesta aniversario del Jornal Portugués donde lo entrevistamos por primera vez.
Ahora tuvimos la oportunidad de volver a entrevistarlo via mail en ocasión de la presentación de este nuevo trabajo discográfico.
A continuación la entrevista y abajo de ella podrán escuchar por primera vez los temas dedicados al Papa Francisco y a las Madres de Plaza de Mayo y volver a escuchar el programa de este domingo en su homenaje.

LVCP: Vino varias veces a Argentina y haz hecho algunos amigos aquí, que opinión tiene del país y de la comunidad portuguesa de aquí.
VS:)Creio que foram até agora sete vezes que me desloquei a Argentina, sendo delas em especial,cinco a Comodoro Rivadavia,
Para mim, Buenos Aires é uma cidade fantástica. Aliás, costumo recomendar a todos os amigos. Eu adoro Buenos Aires, em especial toda a área junto ao Obelisco, a avenida dos Teatros, a Praça de Maio e outros lugares que conheço.
O nosso amigo Queirós, tem sido sempre um bom Cocerone.
Um lugar especial, embora diferente, é o o mausuleu de Carlos Gardel repleto de mensagens de todo o mundo.
Interessante uma ou outra referência a Portugal que felizmente se encontra tambem em Buenos Aires, independentemente dos portugueses aí radicados.
Toda esta dinâmica de visitas, proporcionou muitos amigos na Comunidade Portuguesa.
Desde a primeira vez (creio que em 1993) até á ultima,em 2011,  logicamente senti muita diferença, pois muitos amigos que eram a referência da Comunidade e do Clube faleceram (como por exemplo o Amigo Barra já para não falar do Pai que tambem conheci), outros estão bem mais idosos e a vida continua com....outra geração de descendentes, o que é natural.
O Campina continua a ser um bom amigo assim a Albertina, o Elsposo, o Chaveca, o Ferreira  e outros a quem desejo uma boa saude com um grande abraço.

LVCP:Que tiene Vitor Silva para seguir vigente a través de los años.
VS:O que me fez chegar até aqui na minha longa carreira artistica de 54 anos, foi o facto de em primeiro lugar, de gostar muito de cantar. Depois, acreditar que o que faço e que com o tempo e trabalho o faço bem e ainda de ter possibilidades de transmitir aos outros as emoções que desejam sentir por intermédio das canções que canto  e por ultimo, o fazer amigos,  que os tenho, no Mundo todo, felizmente

LVCP:Cuantos trabajos tiene editados (discos, casetes, CD, etc) a lo largo de su carrera
VS:Ao todo, 5 Kassets/ 1 LP/ 2 Singles e 35 Cds

LVCP: De su vasto repertorio que tipo de musica portuguesa le gusta mas interpretar.
VS: A musica portuguesa que gosto mais e que normalmente muito canto para a Emigração é o Fado ou Fado Canção. A musica popular e a romântica tambem são bem aceites e muito depende do meu estado de espirito.

LVCP:Siempre se ha destacado por grabar "hits" no solo de su país sino del mundo, a que se debe esa faceta de su carrera
VS:Porque me parece ao cantar esses hits" em lingia portuguesa e...assim não cantando na lingua própria da canção há a tendência para se ver sómente a diferença  de interpretação, masa noutra lingua. Mas cerca de 250 remas gravadas nos Cds são de minha autoriam quer a musica como letra.

LVCP:Quiero que nos cuente que lo ha llevado ultimamente a tocar temas sociales en sus canciones, algunos muy profundos, como el "las madres de plaza de mayo" o "del Papa".
VS:Sempre tenho feito um ou outro tema social: A própria "Lagartixa", neu primeiro sucesso e Disco de Ouro, é um tema social.
Agora, procurei foi juntar alguns temas num unico Cd e escolhi a figura do Mandela, de Romy Schneider, das Mães da Praça de Maio e do Papa Francisco.
AO tema das Mâes da Praça de Maio, já o tenho práticamente desde que fui a primeira vez a Argentina.
Sempre acompanhei o que sucedeu, infelizmente,  por intermédio da Ditadura na Argentina, quer os relatos de filhos sem pais ou pais sem filhos....e ainda hoje me choca bastante porque parece ter-se vivido em outro mundo que não o nosso e como eu digo...vivendo-se mesmo ao lado da dor e de tudo quanto foi possivel, só depois saber-se em definitivo.
Há a acrescentar um tema neste meu ultimo Cd dedicado a Luther King que foi apresentado em 1990 na televisão americana e com presente de kassete video á viuva do Premio
Nobel da Paz, Coreta King.

LVCP:Por último, su última gira que lo trajo por Argentina lo había llevado por varias partes del mundo, cuando lo tendremos nuevamente por aquí.
VS:Se for possivel, conto novamente estar por aí no próximo ano, talvez pela ultima vez, pois o tempo passa mesmo por nós sem darmos cuenta.
Gostaria de apresentyar estes temas do Papa Francisco e das Mães da Praça de Maio, em castellano e vamos ver se até lá será possivel.

CANCION DEDICADA AL PAPA FRANCISCO
 

CANCION DEDICADA A LAS MADRES DE PLAZA DE MAYO