2.11.13

LA CAPELA DO SENHOR DA PEDRA



No norte do Portugal bem juntinho ao mar, ergue-se uma capelinha que tem tanto de belo como de intrigante, visto tratar-se de um templo religioso rodeado de histórias e lendas que se perdem no tempo… A Capela do Senhor da Pedra em Miramar, no local onde existiu um templo pagão do qual foram encontrados vestígios arqueológicos, foi construída no século XVII, em cima de um rochedo mesmo junto ao mar, local onde se crê que um Santo tenha feito um milagre. No interior salienta-se a presença de três retábulos no estilo rococó.
Não se sabe bem ao certo a razão pela qual a capela foi construída naquele sítio, mas o que é certo é que o
tempo passa, as tradições vão-se cumprindo por altura da rumaria anual, e o Senhor da Pedra continua a proteger e a abençoar a pequena capela da fúria do mar há pelo menos 400 anos.
A festa dedicada ao Senhor da Pedra, merece um destaque especial, tanto pelo local em que decorre, como pela grande devoção de que terá sido alvo no passado. O local da festa é a capela, de planta hexagonal erguida sobre um rochedo batido pelo mar na praia de Miramar. A capela que lá está agora data mais ou menos da época do rei D. João V, mas o local em que ela se ergue foi objecto de remotas crenças pagãs. Antes da capela actual, é de admitir que outros templos, pagãos e cristãos, tenham existido naquele rochedo. Só o próprio facto de uma capela se erguer num local tão junto ao mar, sem que seja destruída por este nos dias de maior temporal, já parece um milagre. Não admira, por isso, que ela seja o centro de um fervoroso culto.

A importância que a romaria ao Senhor da Pedra teve no passado é testemunhada pela existência, num raio de muitos quilómetros em redor, de cantigas de romaria que lhe são dedicadas. Há cantigas ao Senhor da Pedra em localidades como Cinfães e Paredes, entre muitas outras. Quer isto dizer, portanto, que acorriam às festas do Senhor da Pedra muitos romeiros vindos de muito longe, que formavam ranchos e rusgas e iam a pé pela estrada fora, cantando, dançando e tocando bombos, ferrinhos, cavaquinhos, concertinas, rabecas e violas etc. Para alem das tradições associadas a esta capela, somos atraídos pelo fascínio que o mar nos transmite e pelas historias dos pescadores, que não se cansam e com razão de dizer que o mar lhes dá tudo, mas que de vez em quando também lhes vem reclamar uma ou outra vida, sem que por isso deixem de o amar, como quem ama um filho…São os amores eternos aos quais estamos destinados a dar de corpo e alma a nossa bênção de uma forma incondicional…
La Capela do Senhor da Pedra se encuentra situada en la pedanía de Miramar, perteneciente a Vila Nova de Gaia. Su ubicación es muy original, ya que está en medio de la playa de su mismo nombre y situada sobre unas rocas
Es una capilla sencilla en la que llama la atención aparte de su emplazamiento,  su forma hexagonal y sus tejados pintados de color blanco
 Fue construída en el siglo XVII. En los laterales de la puerta principal tiene unas planchas de azulejo con inscripciones, según explican, antes de existir un templo cristiano, hubo allí altares paganos
Se la conoce también como la Capela das Bruxas porque según la leyenda, las brujas se reunían aquí en las noches de luna llena para hacer sus rituales.